Tá na dúvida se compra ou não aquela peça? Vamos te  apresentar 5 dicas super valiosas, passos para a compra consciente que vai fazer você rever  o seu consumo. E ai ? seu consumo é consciente.

Calma, que com essas dicas eu espero te ajudar! Não estamos falando aqui de situações específicas como casamento e formatura, e sim dessas peças de dia dia que sem querer, muitas vezes acabam lotando nosso guarda roupa.

 

Dica 1

Pense se aquela peça se encaixa no seu estilo de vida HOJE, assim mesmo em maiúscula ( para quem é do meio jornalístico, caixa alta) porque não adianta comprar uma peça que você não vai usar no prazo máximo de uma semana ou em alguma ocasião especifica com data definida. Exemplos não faltam : Se trabalha de uniforme e não tem o costume de sair de casa, para que você vai comprar roupas de sair? Se você tem bebê, porque você vai comprar saia curta, blusa decotada e salto alto, brincão? A roupa tem de atender as suas necessidades reais de hoje, não de uma vida que você não tem agora.

 

 

Dica 2

Custo benefício: Quanto você pagou/vai pagar x pelo número de vezes que vai usar. É  muito importante pensar sobre quantas vezes você vai usar a peça se o modo de lavagem que ela necessita e se você tem condições de fazer as lavagens do jeito que a peça pede. Pensar no tecido também é muito importante, visto que ele pode se acabar em poucas lavagens.

 

Dica 3

Origem:  É muito importante considerar a origem da peça que você vai comprar. Estou falando isso, caso a compra seja de um produto novo, já em bazares e brechós , isso não ocorre, pois a roupa que é vendida nesses lugares normalmente ja foi de alguém. Peças da China , India e afins, andaram milhares que quilômetros ate chegar a você, gastando petróleo.

Já parou para pensar quantos passos a sua roupa deu até chegar em você? E no quanto muitas vezes esse processo é escuro, ou seja na grande maioria das vezes não temos a menor ideia de toda a cadeia envolvida e do quanto isso polui o meio ambiente. Documentários como  “The true cost”aborda esse tema de forma bem direta, falando muitas vezes que sem querer financiamos a escravidão de pessoas em maquinas de costura.

 

Dica 4

O número importa : Não compre roupas e afins se  precisar emagrecer ou engordar para entrar na roupa, se o número do sapato não for o seu, não compre . Não interessa o preço e sim o número de vezes que você vai usar essa peça. Se a mesma  não ficar confortável por consequência não usará, acumulando espaço desnecessário no guarda roupa ou fazendo você pensar se doará ou venderá.

 

Dica 5

 

A quantidade  importa : Não compre 5. Compre 1 . Lembre – se  sempre que menos é mais. Quanto mais coisas maior o tempo dedicado a elas.

 

 

 Últimas Dicas Bônus : Sempre que possível faça trocas com amigas e parentes, evitando assim um gasto desnecessário para ambas ( No meu caso isso não é possível ). Comprar de pequenos produtores, consertar o que já tem e comprar de brechós e bazares beneficentes principalmente.

 

Publicações relacionadas

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.